Independentemente da linguagem, IDE ou editor de texto que seja usado, existem vários atalhos que são muito úteis e tornam o nosso trabalho mais simples. Não vou falar dos óbvios como copy/paste ou selecionar o texto todo. Vou abordar alguns que uso praticamente todos os dias e que me são muito úteis. Vou dar o exemplo para Visual Studio e no Rider que tenho para usar os atalho do visual studio. Com configurações diferentes, outros IDE ou editores de texto pode haver nuances, mas uma pesquisa rápida no teu amigo de IA preferido encontrarás o atalho correto.
1. Duplicar uma linha
Duplicar uma linha é facilmente atingível com o copy/paste, mas sabias que com o CTRL + D o Visual Studio duplica uma linha sem fazer cópia para a área de transferência? Isto significa que o que tenhas copiado anteriormente não se perde.
2. Localizar/substituir
O substituir admito, até que não uso assim tanto porque tem um atalho mais abaixo que acaba por ser mais eficiente, mas localizar, estou sempre a usar. Uso CTRL + F, principalmente para procurar por alguma coisa, seja no projecto ou apenas na classe em que estou no momento.
3. Build Project
Este é muito útil para quando queremos apenas fazer build de um projeto. Mesmo usando Rider ou Resharper, por vezes dá jeito só ter a certeza de que o projeto ainda compila. CTRL + B faz exatamente isso. Se quisermos fazer build da solution completa podemos usar CRTL + SHIT + B.
4. Extrair método
Esta ferramenta é indispensável para fazer refactoring. Para qualquer secção de código que se queira mover para um método separado podemos utilizar este atalho. Basta selecionar o texto em questão e depois CTRL + R e CTRL + M para o Visual Studio automaticamente separar esse código, pedir para indicar o nome do método e até passar os argumentos ou parâmetros todos direitinho. É um atalho mais complexo, mas decorei como “Remove to Method” em que o R é para o Remove e o M para Method.
5. Adicionar/Remover comentários
Gosto de utilizar este atalho para comentar e código que pretendo remover ou que estou a alterar de forma a garantir que mantenho a versão original por perto para comparar. Por vezes também é uma forma de validar se o código em questão faz falta ou não.
Para adicionar comentário: CRTL + K, CTRK + C
Para remover comentário CTRL + K, CRTL + U
Estes atalhos funcionam até no SQL Management Studio para quem usa SQL SERVER. No Rider temos a particularidade de que podemos usar CTRL + K, CTRL + C para comentar e descomentar código.
6. Auto formatar o código
Outro conjunto de atalhos que uso quase todos os dias. No rider é CRTL + ALT + ENTER. No Visual Studio é CTRL + K, CTRL + D. Este atalho formata automaticamente o código com a indentação certa e até adicionar alguns enter, dependendo de como estiver configurado o IDE. No caso do Rider ao definir o tamanho máximo de caracteres para cada linha, o código automaticamente para a linha de baixo para respeitar o tamanho definido. Com este atalho nunca preciso me preocupar em estar na identação certa, basta escrever e depois reformatar o código. Se não tivermos nada selecionado, este formata o ficheiro inteiro, se fizermos uma selecão apenas formata o código selecionado. No Visual Studio o comando para formatar apenas o código selecionado é CTRL + K, CTRL + F.
7. Remonear variáveis e classes
CTRL + R duas vezes é uma das armas mais importantes para refactoring. Com este atalho podemos mudar o nome de variáveis, métodos, classes, propriedades. Sendo que é uma ferramenta de refactoring, o nome é alterado na solução inteira. Por esta mesma razão que acabo por usar Substituir poucas vezes.
8. Procurar pelo projeto inteiro
Apesar de quase sempre termos a Solution Explorer visível e podermos vascular o projecto e encontrar as classes ou ficheiros que procuramos, existe uma forma de também fazer esta pesquisa apenas com um simples atalho. com CTRL + T abre um pop-up onde podemos procurar pelo nome do ficheiro ou classe que produzimos. Depois é só carregar enter e já estamos nessa mesma classe.
9. Escrever tipo de dados usando apenas as iniciais em Maiúsculas
Bem, isto não é bem um atalho, mas uma pequena sugestão. Por vezes temos classes com nomes grandes, mas o Visual Studio ou rider são muito eficiente e o autocomplete consegue identificar uma classe apenas usando as inicas em maiusculas. Por exemplo: Se tivermos uma classe chamada ServiceProviderContextParameter, apenas SPCP o auto complete vai conseguir chegar à nossa classe. Podemos ainda escrever as palavras incompletas como SerPCPara e este também irá encontrar a nossa classe. O importante é respeitar as a maiusculas e minusculas como estão na classe.
10. Abrir as sugestões por defeito
O visual studo muitas vezes dá sugestões, seja para implementar os metodos de um interface, seja para incluir as referencias de um novo tipo de dados que estamos a usar ou até mesmo para remover um metodo ou variável que não está em uso. Por norma, pararece a lampada do lado esquerdo do editor em que podemos carregar e ver o conjunto de sugestões. Podemos também com ALT + ENTER abrir automaticamente estas mesmas sugestões. Para tal basta colocar o cursor junto do sublinhado e ver o conjunto de opções a escolher.
Conclusão
Tanto no Visual Studio como no Rider temos imensos de atalhos que podem ser usados. Estes são apenas alguns dos que uso quase todos os dias. Além destes atalhos, a maioria dos IDE permitem personalizar e até criar atalhos novos segundo as nossas necessidades. Um exemplo que adicionei no visual studio no passado foi o atalho ALT + C para criar classes.